Comerciantes aprovam projeto do ‘Novo Centro’ de São José, que incluirá iluminação com barras de LED

Embelezamento do centro é um pedido antigo do comércio
felipe_cury_presidente_da_aci_2
Felipe Cury, presidente da ACI-SJC, em evento de assinatura do contrato
do projeto que vai revitalizar o centro da cidade – Divulgação/ ACI-SJC

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou aos empresários da região central nesta quarta-feira (2) o projeto Novo Centro, que prevê a revitalização de áreas públicas para valorização da região. O encontro aconteceu na Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI) e teve a presença de representantes de diversas entidades.

A obra de embelezamento do centro de São José é um pedido antigo dos comerciantes da região. Para Felipe Cury, presidente da ACI, a região central esteve esquecida há muito tempo. “O nosso centro envelheceu muito através dos anos, ele precisa ser revitalizado imediatamente, isso é muito importante. Temos muita coisa boa para fazer aqui e vamos fazer”.

O evento foi destinado aos empresários e comerciantes do centro da cidade e discutiu as diretrizes do projeto que visa revitalizar a região. Cerca de 60 pessoas estiveram no auditório e acompanharam a apresentação do projeto. Em seguida, o prefeito, o secretário de obras e o representante da empresa vencedora da licitação assinaram o contrato e a autorização para o início das obras.

O secretário de Planejamento Urbano, Pedro Ribeiro Moreira Neto, destacou o trabalho realizado pela secretaria para viabilizar o início imediato das obras. “A obra começa em 15 dias e a expectativa é que em junho tenhamos grande parte já entregue à população”.

https://i0.wp.com/www.meon.com.br/files/media/originals/img_20160302_112135078.jpg
Prefeito assina o contrato para início das obras
Eduardo Pandeló/Meon

Os trabalhos vão começar pelas avenidas São José e Madre Tereza. A área de intervenção nessas vias será de aproximadamente 1,2 quilômetro de extensão. A proposta no local é a requalificação das áreas de passeios, com implantação de bancos, decks de contemplação da Orla do Banhado, iluminação com barras de LED, ciclovia e a instalação de oito quiosques de serviços.

Segundo a Prefeitura, o investimento no Novo Centro é de R$ 8.626,849,49 e atende a todas as diretrizes legais, estando alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados, como bicicletas.

O Prefeito comemorou o fato de que uma empresa da cidade tenha vencido a licitação. “A Stemmi Engenharia e Construções já havia realizado outras obras para a prefeitura e está empenhada em fazer um esforço concentrado para realizar as obras o mais rápido possível”

A iniciativa da Prefeitura foi elogiada pelo presidente da ACI, uma vez que o projeto vai beneficiar empresários e comerciantes que trabalham no Centro, já que a proposta tornará o local mais atrativo para a circulação de pessoas, inclusive no período noturno. “O Centro é o coração de São José e merece ser bem cuidado”, explicou o presidente, que anunciou apoio aos comerciantes da região para fazer as melhorias na infraestrutura de suas lojas. “Juntamente com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), nós vamos oferecer auxílio aos empresários e comerciantes que também querem revitalizar seus negócios. A prefeitura está fazendo o trabalho dela da porta do comércio para fora, nós vamos fazer a nossa parte da porta para dentro”, afirmou o presidente da ACI.

Boulevard

As obras de revitalização também vão atender a Rua Rui Dória, que formará um boulevard com a Avenida São José. A calçada será alargada para a criação um espaço gourmet, garantindo movimentação noturna nas imediações do Cine Teatro Benedito Alves. Em frente ao prédio, será implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz.

Essa área estará conectada com a Travessa João Dias, que irá receber nivelamento do passeio, novo layout de pisos, bancos para descanso, iluminação e paisagismo. Após a implantação, a travessa será um dos principais percursos de acesso pelo Centro, interligando a área comercial à Avenida São José.

A Praça Padre João, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão, também será reurbanizada. O projeto, desenvolvido pela divisão de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento Urbano, prevê o nivelamento dos passeios e áreas destinadas aos pedestres, a implantação de mobiliários urbanos, recuperação do chafariz e nova iluminação.

Nove de Julho

Outra avenida da região central, a Nove de Julho, também será requalificada. O projeto prevê uma intervenção de 1,3 quilômetro, com implantação de ciclovia com largura de 2,8 metros. Nesta nova configuração da via, o canteiro central existente será realocado, preservando as árvores do local. No trecho ao lado do Parque Vicentina Aranha, será instalado um deck de madeira, com equipamentos de apoio como bancos, bebedouro e paraciclos.

“A região central recebe pessoas de todas as regiões da cidade e por isso, precisamos cuidar bem dessa área. O Centro tem que ser um local agradável e seguro para a sociedade. Nossos esforços vão continuar, estamos aqui apresentando e executando a primeira etapa do projeto Novo Centro. Outras vias da zona central também serão beneficiadas na próxima etapa”, explicou o secretário de Planejamento Urbano.

Em frente ao prédio do Cine Teatro será implantado um chafariz de piso (Divulgação/PMSJC)

Fonte: http://www.meon.com.br/noticias/regiao/comerciantes-aprovam-projeto-do-novo-centro

Deixe um comentário